domingo, 17 de junho de 2012

Inflação recua na China e abre espaço para a queda das taxas de juros.



Os 3% de inflação anual registradas em maio na China surpreenderam. Com isto, as autoridades monetárias chinesas não perderam tempo, pois ganharam mais liberdade para reduzir as taxas de juros e ativar a economia.


A brusca desaceleração da atividade econômica naquele país, nesta primeira quadra de 2012, acompanhando finalmente o desaquecimento mundial, esperam tenha vida curta.


A queda das taxas de juros na China é o primeiro movimento nessa direção desde 2008. O impacto esperado sobre a taxa de crescimento na China deve ser potencializado pela reversão do processo de valorização do Yuan.

Entre começo do século XXI e julho de 2005 a taxa se manteve bem desvalorizada, perto dos 8,27 Yuans/dólar.

A partir daí as pressões inflacionárias concorreram para instalar uma tendência de valorização que levou a moeda chinesa ao máximo de 6,29 Yuan/dólar em janeiro de 2012.

Daí em diante, com a queda da inflação, a reversão no sentido da desvalorização coincide com a alta do dólar no mercado internacional, trazendo a taxa de câmbio chinesa de volta aos atuais 6,37 Yuans/dólar.

Depois de ostentar uma taxa média de crescimento econômico anual superior aos 10% por mais de 15 anos, os chineses ficaram assustados com a possibilidade de ver minguar sua dinâmica de investimento e crescimento.

O efeito combinado da queda dos juros e da desvalorização de sua moeda tem efeitos expansionistas sobre a demanda, interna e externamente, podendo  ajudar a limitar a uma queda menos dramática os níveis de atividade na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Macroeconomista, Consultor e Professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV e da FK Partners. Autor do livro Saia do Vermelho - Editora Qualitymark

Seguidores

Livros interessantes

  • Pai Rico Pai Pobre
  • Saia do Vermelho _ Editora Qualitymark. Autores Mario Juan Leal e Fernando Swami