quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INFLAÇÃO EM ALTA LEVA CHINA A VALORIZAR O YUAN.


Depois de uma breve interrupção, por força de do aumento da procura internacional por dólar como fuga natural do combalido Euro, os chineses voltaram a valorizar o Yuan como instrumento complementar da Política Monetária no combate a pressões inflacionárias.



A valorização da taxa nominal de câmbio Yuan por Dólar acompanhada de uma inflação superior a 6,0%, representa uma valorização da taxa real de câmbio superior a 10% ao ano. 


Se mantida nesse nível, aquele estímulo às exportações chinesas que esteve presente como motor da estratégia chinesa durante os últimos 20 anos, sofre uma mudança radical. 


A taxa de crescimento econômico alimentada por essa espetacular demanda efetiva internacional por produtos chineses, tende a se reduzir muito. É razoável pensar em patamares de crescimento econômico menores, mais próximos aos 7,0% ao ano, ainda assim as maiores de um mundo com atividade deprimida.

A hora chinesa se aproxima de levar a um consumo das famílias maior, mais serviços, menor poupança relativa e aumento dos níveis de bem estar e consumo presente, com uma taxa de investimento um pouco menor.

Enquanto os chineses tiverem dificuldades para controlar a inflação, podemos contar com a presença de uma alta taxa de crescimento de sua taxa real de câmbio.



Finalmente, vale dizer, a administração da demanda agregada com o instrumento da Política Monetária tende a utilizar mais tempo do que o normal, tanto na China como no Brasil, pois ambos são países altamente gerenciados na base do gasto, no investimento e crédito públicos.


Isto significa que o processo de valorização cambial na China deve levar alguns anos até que se controle a inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Macroeconomista, Consultor e Professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV e da FK Partners. Autor do livro Saia do Vermelho - Editora Qualitymark

Seguidores

Livros interessantes

  • Pai Rico Pai Pobre
  • Saia do Vermelho _ Editora Qualitymark. Autores Mario Juan Leal e Fernando Swami