terça-feira, 23 de outubro de 2012

CORRIDA AO CNPJ APROXIMA A ECONOMIA DO PLENO EMPREGO EM PLENA RECESSÃO.



A partir da edição da medida provisória em julho de 2009, formalizando o instituto do MEI - microempreendedor individual, a trajetória da taxa de desemprego da economia medida pelo IBGE através da PME tem apresentado um comportamento bem fora dos padrões usuais.


Embora os dados de crescimento da economia brasileira nos últimos dez anos indiquem uma taxa média em torno dos 3,5% aa, aí incluído o máximo de 7,5% registrado em 2010, não podemos deixar de apontar o paradoxo que ocorre neste mesmo ano de 2012 onde a expectativa de fraco crescimento do PIB esperado em torno dos 1,5%, ocorre ao mesmo tempo em que é divulgada a menor taxa de desemprego da história para o mês de agosto de 2012 pelo IBGE-PME mostrou-se ligeiramente acima dos 5,0%.

As estatísticas oficiais mostram que em 2011 foram emitidos mais de 1.800.000 novos CNPJ, engrossando o número dos trabalhadores ocupados no segmento por conta própria. Como o número de CNPJ a ser emitido em 2012 deve superar esse número registrado nos anos anteriores, é fácil perceber o impacto do MEI sobre a taxa de desemprego.

É impossível imaginar que a pesquisa do IBGE-PME vá considerar como desocupados todos aqueles que passaram a ter um CNPJ e recolher ao INSS. Essa informação pode ser obtida no Portal do Microempreendedor na Internet, que tem patrocínio oficial e é totalmente confiável.

As recentes informações que chegam sobre o crescimento da participação da mão de obra ocupada no setor de serviços é notável. As estatísticas do PNAD harmonizado denunciam isso claramente.

Os dados mais recentes revelam uma escassez no setor de comércio, que vem acompanhada de elevação do salário médio, confirmando a escassez de mão de obra que ocorre hoje, principalmente pela formalização intensa da mão de obra a partir do MEI.

Enfim, a conclusão é que os trabalhadores estão em plena corrida em direção ao seu CNPJ, pois isto representa uma redução do risco de ficar sem renda.

A concorrência pela mão de obra agora tem mais empresários do que antes.

Um tiro certeiro esse.

* * * * *

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Macroeconomista, Consultor e Professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV e da FK Partners. Autor do livro Saia do Vermelho - Editora Qualitymark

Seguidores

Livros interessantes

  • Pai Rico Pai Pobre
  • Saia do Vermelho _ Editora Qualitymark. Autores Mario Juan Leal e Fernando Swami